O Acorde Final
Um acorde musical pode caraterizar-se por qualquer conjunto de 3 ou mais notas musicais que soam em uníssono, da mesma forma que aprendizagem é composta por 3 estilos ou métodos representados por 3 recetores sensoriais, sendo eles: visual, auditivo e cinestésico (VAC).
Entende-se por estilo ou modelo de aprendizagem dominante a melhor forma para um indivíduo adquirir novos conhecimentos, no entanto, dependendo da tarefa com que se depara, o indivíduo pode variar de estilo de aprendizagem dominante no sentido de preferir um estilo para uma determinada tarefa e outro para uma tarefa distinta. Atualmente, o modelo mais utilizado é o VAC, tendo em conta a sua simplicidade.
De um modo geral, o nosso estilo de aprendizagem ao longo da vida ocorre tendo em conta as seguintes fases: da educação de infância até ao 3.º ano de escolaridade, a aprendizagem acontece de forma cinestésica, isto é, através do movimento e de forma mais sensorial; do 4.º ano de escolaridade até ao 8.º ano ocorre essencialmente de forma visual, ou seja, a informação é apresentada visualmente; por fim, do 9.º ano de escolaridade até à vida profissional, o conhecimento é apresentado maioritariamente através de meios auditivos, como por exemplo, em conferências ou palestras.
O docente deve procurar apresentar a informação aos alunos recorrendo aos 3 estilos de aprendizagem, de modo a conseguir corresponder às especificidades e preferências de cada um, dando-lhes a oportunidade de se envolverem nas suas práticas educativas, independentemente do modelo que preferem.
Ao longo das aulas desta unidade curricular senti precisamente uma preocupação por parte do docente em adotar esses mesmos estilos, pois todas elas possuíam um caráter visual, auditivo e até cinestésico (momentos em que o docente comunicava movimentando-se pela sala de aula). No entanto, apesar de me identificar um pouco com cada um dos estilos, sinto que muitas vezes na presença de um estilo auditivo necessito de uma clara ligação com o cinestésico, pois só assim me sinto preso à comunicação do docente.
Por fim, enquanto futuro educador pretendo valorizar a utilização dos 3 estilos de aprendizagem, indo ao encontro de uma harmonia perfeita de um acorde, isto é, tal como um acorde depende da combinação de 3 ou mais notas, também a aprendizagem dos alunos será mais significativa se for introduzida de acordo com os 3 estilos.