A Pauta

Livro "O Quarto de Jack"

 - Apreciação Crítica - 

   

     Um dos livros que me marcou muito nos últimos tempos foi "O Quarto de Jack" de Emma Donoghue. A história é contada na primeira pessoa por uma criança de 5 anos (Jack), que apresenta o minúsculo Quarto de 10m2 onde vive com a mãe, cujo nome nunca é revelado, como se do mundo inteiro se tratasse. Ao longo da obra Jack descreve as suas rotinas, todos os objetos existentes no Quarto e, simultaneamente, dá a conhecer ao leitor os seus sentimentos e pensamentos em relação a todas as ações que decorrem à sua volta.     

     A inocência da infância invade esta obra, na medida em que esta criança acredita viver num local seguro e protegido no qual a simplicidade de tudo é sinónimo de felicidade. Para Jack a vida do "Espaço Lá Fora", ou seja, tudo o que está no espaço exterior do quarto é ficção, considerando real apenas o que encontra dentro do Quarto. Na sua ótica, a mãe é feliz e a vida a dois por eles contruída tem o necessário e suficiente para o bem-estar físico e emocional de ambos. O que o protagonista não sabe é que na realidade vive aprisionado com a mãe, desde que nasceu, por um homem que Jack intitula de "Nick Mafarrico" ou "Velho Nick". Este homem visita frequentemente a mãe, no entanto sempre que entra no quarto, o menino de 5 anos esconde-se no armário, onde deve permanecer até que ele saia do Quarto - Jack conta-nos que esta regra foi imposta pela mãe, o que ele desconhece é que a verdadeira intenção da mãe é que o "Nick Mafarrico", apesar de saber da sua existência, nunca tenha contacto com Jack.

     À medida que Jack vai crescendo e questionando cada vez mais coisas, a mãe começa a sentir-se na obrigação de aproximá-lo da realidade começando por explicar-lhe pequenas coisas como por exemplo que a ficção e o que ele vê na televisão, existe mesmo no "Espaço Lá Fora". As árvores existem, os carros existem, as outras pessoas existem e até mesmo os cães e outros animais que Jack acreditava só existirem na televisão. O menino, gradualmente, vai sentido uma revolta interior que se vai tornando incontrolável, chegando mesmo a acusar a mãe de o estar a enganar quando diz que "as coisas da televisão", afinal existem mesmo. O único contacto que Jack tem com o espaço exterior é através de uma clarabóia existente no teto do Quarto através do qual Jack sabe que a chuva e o sol existem, bem como as nuvens.

     Posto isto, a instabilidade emocional da mãe leva-a a estruturar um plano de fuga com a ajuda do filho, no qual Jack tem um papel fulcral. Esta fase da história é, na minha opinião, a mais emocionante e a que prende mais o leitor à obra, uma vez que o menino não sente a mesma necessidade que a mãe em relação a sair de um sítio que para ele significa tanto, no entanto tem que o fazer pelos dois. Todo o suspense provocado pela autora, no momento em que retrata a fuga e toda a confusão sentida e descrita por Jack, assim que tem o primeiro contacto com o exterior suscitam o interesse do leitor e a curiosidade relativamente ao desfecho desta história tão empolgante.

     Numa dimensão mais pessoal, esta narrativa leva-nos a refletir sobre a infância, permitindo-nos entrar no mundo imaginário de uma criança, mais concretamente, na importância em compreender as fases do desenvolvimento infantil bem como da influência do meio envolvente no desenvolver de competências, capacidades e conhecimentos - Jack, ao contrário da maioria das crianças da sua idade, lidava com questões e com uma realidade extremamente complexas, às quais tentava dar respostas através de ações, da formulação de pensamentos e até mesmo de situações hipotéticas por ele imaginadas. Para além disto, considero que esta é uma obra de referência, pela capacidade que contém de ir transformando o pensamento do leitor à medida que a vai percorrendo envolvendo-o constantemente no discurso e sentimentos da criança.

O Quarto de Jack

de Emma Donoghue.

Hugo Gomes Sousa | 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica | 2019/ 2020
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora